Capitalismo
Aluna: Duana Peres de Araújo
Disciplina: Economia Brasileira
O filme “Capitalismo: Uma história de amor” de Michael Moore mostra os problemas do sistema econômico norte-americano, no qual esta sendo predominante no mundo ocidental. Os meios de produção e distribuição são de propriedade privadas e com fins lucrativos, isso é o capitalismo. O filme mostra a influência das corporações e seu impacto na vida de quem vive nesse sistema econômico.
Michael Moore inicia o filme com vários vídeos de roubos a banco e também compara a vida atual americana com o Império Romano. Em seguida o filme mostra a tristeza das pessoas ao serem obrigadas a darem suas casas aos bancos por dividas. Mostra também um corretor de imóveis na Flórida que lucra com a desgraça alheia com a revenda dessa casa.
O filme vem falar sobre os bons momentos do capitalismo após a segunda guerra mundial. Depois um discurso do presidente Jimmy Carter advertindo sobre os problemas do capitalismo. Em seguida mostra Ronald Reagan assumindo a presidência do país junto com Don Regan, onde o país nunca mais seria o mesmo, o país seria administrado como uma empresa, onde o que foi visto foi o desmantelamento da infraestrutura industrial, já as empresas ganhavam bilhões e os sindicados perderam força e milhões de pessoas perderam o emprego, a produtividade aumentou, mas os salários praticamente congelaram. Os ricos tiveram seus impostos reduzidos pela metade e as pessoas em vez de receberem salários decentes foram encorajadas a viver de empréstimos. É mostrado no filme como um banco lucra com a morte de um empregado, fazendo um seguro de vida secreto, nomeando a si mesmo como beneficiário.
O filme vêm mostrar os efeitos do sistema capitalista adotado nos Estados Unidos da América sob, a vida de milhares de pessoas que vivem nas cidades que ocupam esse enorme território. O filme retrata as conseqüências impiedosas de um sistema chamado Capitalismo que