Capitalismo e socialismo
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Com teorias bem diferentes, esses dois sistemas economicos acabaram tornando o mundo bipolar,em que os países socialistas eram representados pela Uniao Soviética e os países capitalistas, tinha a frente os Estados Unidos porém ambos apoiados por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.
O capitalismo é um sistema bem antigo, que tinha como objetivo a produçao, acumulação de riquezas através do comércio. Os mais ricos compravam a mao de obra dos mais pobres, e assim dessa forma aqueles com maior poder capital se enriqueciam, gerando assim a desigualdade social. No socialismo a proposta era bem diferente, os pensadores humanistas tinham em mente criar um sistema socio-economico bem forte, onde acabariam com as desigualdades sociais.
Nesse trabalho iremos intender um pouco mais a respeito explicitando os fatos que levaram o estabelecimento das diferenças aos sistemas econômicos Capitalista e Socialista.
CAPITALISMO
ORIGEM NO CAPITALISMO
O Sistema Capitalista iniciou no século XV até XVIII na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social : a burguesia. Esta nova classe social era responsável em buscavar o lucro adivindo das atividades comerciais. Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista : lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios. A expansão do comércio gerou a necessidade de se aumentar à produção, principalmente o artesanal. Os artesãos mais ricos começaram a comprar