Capitalismo e as relações trabalhistas
Capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico onde os meios de produção e distribuição é de propriedade privada e com fins lucrativos, baseado nos direitos individuais em que toda propriedade é privada. É um sistema que domina o mundo desde o final do feudalismo. O termo foi criado e utilizado por socialistas como Karl Marx no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico que existia na sociedade, nome dado como Liberalismo pelos idealizadores do sistema político-econômico, John Locke e Adam Smith, dentre outros desde o início do século XIX.
Principais características do Capitalismo:
1. Toda mercadoria produzida é destinada para a venda e não para uso pessoal;
2. O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho;
3. Toda negociação é feita com dinheiro;
4. O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, sendo ele o dono de tudo, tanto da propriedade, como do capital.
Fases do Capitalismo:
Capitalismo Comercial ou Mercantil: Conhecido como Mercantilismo consolidou-se nos séculos XV e XVIII com as grandes potências europeias da época com desejo de enriquecerem.
Capitalismo Industrial: Foi a segunda fase do desenvolvimento do capitalismo, teve início com a Primeira Revolução Industrial e avançou com a Segunda Revolução Industrial, tendo como principal precursor a Inglaterra.
Capitalismo Financeiro:Surgiu no início do século XX e apresentou a subordinação dos meios de produção como característica para a acumulação de dinheiro e obtenção de lucros através do mercado financeiro.
Relações trabalhistas
Com a Revolução Industrial se expandido para o mundo a partir do século XIX as relações sociais e econômicas no meio urbano e as condições de vida dos trabalhadores começaram a se alterar de forma profunda. A substituição da manufatura pela maquinofatura provocou descolamento rural para a cidade, gerando concentrações populacionais, excesso de