Capitalismo Técnico
1. O que é capital? Quais as principais alterações nos conceitos de capital e quais as implicações para a mensuração do valor de uma empresa?
O capital é definido como a propriedade dos meios de produção ou até mesmo a soma de recursos, bens e valores mobilizados que formam um patrimônio. Recursos investidos em ativos, títulos e valores mobiliários, ou investidos em atividades econômicas, com intenção de lucro. Entretanto, com o tempo, pode-se afirmar que o conceito de capital vem mudando, pois antes era visto como o capital circulante somado a capacidade de contratar trabalhadores, e numa definição mais recente, o capital passa a ser a capacidade de derivar lucros das organizações de comando e do conhecimento a elas incorporado, ou seja, inclui é o capital somado ao conceito de organização e ao conhecimento. Tal mudança no conceito de capital implica em diversas outras mudanças, inclusive em relação ao valor de uma empresa. Antes, medir o valor de uma empresa era medir seu patrimônio líquido, através da soma dos ativos totais menos o passivo, basicamente o retorno sobre o fluxo de caixa. Hoje em dia, o valor de uma empresa é dado pelo valor descontado de seu fluxo de caixa, havendo uma grande mudança, pois hoje o conhecimento incorporado ao pessoal da organização, ao software, e à própria organização é atualmente o bem mais importante de muitas empresas. Além disso, analistas afirmam que o valor de uma empresa varia todos os dias de acordo com a qualidade de sua gestão.
2. O que o autor entende por capitalismo dos técnicos? 2. O capitalismo dos técnicos é definido como o capitalismo do conhecimento, ou seja, um sistema que continua sendo capitalista, porém é cada vez mais controlado pelo conhecimento, ocorrendo um aperfeiçoamento em seus métodos com o passar do tempo através da tecnologia incorporada. O capitalismo dos técnicos apresenta uma nova classe social, a classe média profissional, que detém o