Carnaval na europa
Alemanha
Pois é, quem diria, a terra de temperaturas gélidas também tem muito a dizer sobre o Carnaval. Em Colónia, por exemplo, tem até trio elétrico. Mas para curtir este, você precisará se programar para o próximo ano, poís, assim como acontece no Brasil, a farra carnavalesca acaba na quarta-feira de cinzas. Curiosidade: Os alemães tem diferentes formas de nomear o carnaval -“Fasching, Fastnacht, Fasnet or Karneval, são alguns dos mais populares. Ah, e além de Colonia, Düsseldorf and Mainz também possuem grandes eventos carnavalescos todos os anos.
Espanha
Barcelona. Este, que também acaba amanhã (Quarta de Cinzas), acontece tradicionalmente por uma semana todos os meses de fevereiro, em diferentes regiões da Catalunha. No centro de Bracelona o carnaval é mais voltado para crianças e famílias. Para a turma mais adulta os festejos acontecem na parte sul da cidade, em Sitges. No total são mais de 30 eventos acontecendo em diferentes partes da cidade e região, incluindo blocos de rua, paradas e muita gente fantasiada. Um fato curioso do carnaval de Barcelona, que na verdade se chama “carnestoltes”: de 1936 até 1980 o evento foi banido do calendário por conta de uma lei criada pelo ditador Franco.
Croácia
Pois é meu povo, até na Croácia o carnaval é festejado e com direito a coroação de príncipe e tudo. Para os turistas que desembarcam por lá nesta época do ano, garantem que o carnaval croata é um dos mais animados. Uma mistura do carnaval de Veneza com elementos da mitologia eslava. Só que, ao invés das máscaras deslumbrantes, por aqui a ideia é afugentar os espíritos do mal, e para isso as fantasias contam com máscaras pra lá de assustadoras. Criatividade é a palavra da vez e os croatas levam essa história de espantar demônios e celebrar a aproximação da primavera bem a sério. O carnaval acontece na cidade de Rijeka com direito a carros alegóricos, muitas máscaras e fantasias inspiradas nos camponeses antigos.