Capital pt dinossauros
.
Bolsa de calores
Apoio
CI Ê N CI A
Verão mojuntodasentidadeslocais. Em Julho foi construída a “rotunda dos dinossauros”, mesmo à entrada da sede do concelho, háumuso regularda expressão “Lourinhã, Capital dos Dinossauros” e até o “website” do município estáilustradocomumdinossaurodegrande porte. Todo este empenho poderámesmoviraresultarna muito desejadaconstrução de um Parque Jurássico, que, segundo Octávio Mateus, jáestaráprojectado e orçamentado e “éparaavançar”. Outros locais incontornáveis em Portugal são, na opiniãodopaleontólogoLuísAzevedo Rodrigues, a Pedreira do Galinha,próximodeFátima,na Serra de Aire e Candeeiros e a Praia da Salema, no Algarve, amboscomimportantestrilhos de pegadas de dinossauro. O percurso justifica ainda uma passagempeloMuseuNacional deHistóriaNatural,emLisboa. Portugalestádefinitivamente no mapa da paleontologia. Com vestígios de três dezenas degénerosdedinossaurosdiferentes, assume-se como o sétimo país com maior número a nívelmundial. *Associação Viver a Ciência www.viveraciencia.org Alberto João Jardim veio a público apoiar a líder do PSD e disse estar de acordo com a “limpeza” que está fazer no partido. O que sucede é que já não se percebe se Ferreira Leite se candidata a primeira-ministra ou ao prémio “Fairy limão”.
Sabe onde fica a capital portuguesa dos dinossauros?
SÍLVIO MENDES*
Imagem do dia
Barnabé, Vitória e a cadeira
Escolas
Há escândalo por o Estado ter pago 20 milhões de euros a arquitectos para recuperarem escolas, sem concurso. Não concordamos. Parece-nos, apenas, que isto é o “quem quer ser milionário”, mas reservado a arquitectos.
Cotações
Analistas dizem que o “pino do Verão” vai trazer uma grande acalmia às bolsas em todo o Mundo e que em Setembro vai haver uma queda nas cotações. Lá diz o velho ditado: “na bolsa, antes da tempestade vem a bonança”.
Adescobertade um “novo” dinossaurocausasempregrande alvoroço e