Capital intelectual
Ademir da Silva Cunha
CAPITAL INTELECTUAL
Brasília
2012
CAPITAL INTELECTUAL O novo cenário econômico causado pelos impactos da globalização evidencia que a informação tornou-se a principal matéria prima para geração de conhecimento. E para trabalhar com esse novo recurso é necessário ter pessoas capacitadas que possuam habilidades a fim de alcançar os objetivos organizacionais.
Diante desse desafio, onde há grande exigência de capacitação de instrumentos de intervenção cada vez mais sofisticados o capital intelectual surge como uma forte alternativa para todas as organizações.
Constata-se que a cada dia o capital intelectual, adquirido através de experiência e aprendizagem se torna um fator de extrema importância para geração de riqueza. Pois as pessoas são consideradas os principais ativos na busca de resultados, por isso a elaboração de estratégias para conquistar e reter esses profissionais da era do conhecimento, a fim de desenvolvê-los e aplicá-los adequadamente permitirá o alcance da excelência organizacional.
Através deste artigo fica evidente que as empresas não existem sem as pessoas e que o capital intelectual é sem dúvida a grande chave de sucesso para as organizações que buscam se manter competitivas no mercado. Afinal de contas são elas que constroem os resultados de qualquer empresa, através das habilidades humanas que possuem. Obter conhecimento deste assunto e aplicá-lo de forma eficiente é fator primordial para melhor gerir os Recursos Humanos das empresas, abrindo caminho para uma nova estratégia competitiva, afinal, o recurso mais disputado nos próximos anos serão as pessoas.
Verificou-se que o capital intelectual abrange vários aspectos relacionados á informação, aprendizagem, estratégias entre outros, que são relevantes para se adaptar aos novos rumos da economia, sendo vital para as organizações que querem ser bem sucedidas. Neste sentido devido às dimensões do