CAPITAL GIRO
O Capital de Giro (CDG) é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia-a-dia da empresa, ou seja, é o capital disponível para condução normal dos negócios da empresa.• Alguns pontos importantes da administração eficiente do capital de giro é seu impacto no fluxo de caixa da empresa. O volume de capital de giro utilizado por uma empresa depende de seu volume devenda, política de crédito e do nível de estoque mantido.
• O CDG necessita de recursos para seu financiamento, ou seja, quanto maior for seu valor, maior a necessidade de financiamento, seja comrecursos próprios, seja com recursos de terceiros.
O capital de giro é o investimento que vai compor uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo, são recursos aplicados alocados nos estoques, nas contas a receber, no caixa ou na conta corrente bancária. O capital de giro é influenciado pelo volume de vendas, compras, custo das vendas e, principalmente, pelos prazos médios de estocagem, recebimento das vendas a prazo e pagamento de compras.É portanto o recurso utilizado para alimentar as operações do dia-a-dia da empresa, ou seja, é o capital disponível para condução normal dos negócios da empresa.
É o chamado capital de giro. Esses recursos ficam
O capital de giro de uma empresa é a soma dos recursos financeiros aplicados no caixa, bancos, estoques e valores a receber de clientes. Normalmente, o capital de giro é influenciado pelo volume de vendas, compras, custo das vendas e, principalmente, pelos prazos médios de estocagem, recebimento das vendas a prazo e pagamento de compras. Nossas dicas para prevenir a insuficiência do capital de giro são: Mantenha o controle da inadimplência; Adote uma política de redução de custos e despesas; Reduza os prazos de recebimento e estocagem e dilate os prazos de pagamento; Renegocie dívidas de curto prazo para longo prazo; e, principalmente,