capital de giro
INTRODUÇÃO
1. ALGUNS CONCEITOS DA POLÍTICA DE CAPITAL DE GIRO 05
2. FONTES DE FINANCIAMENTO A CURTO PRAZO GARANTIDO 06
2.1 EMPRÉSTIMO COM GARANTIA A CURTO PRAZO 06
2.2 EMPRÉSTIMO COM ALIENAÇÃO 08
2.3 EMPRÉSTIMO COM CERTIFICADO DE ARMAZENAMENTO 09
3. FONTES DE FINANCIAMENTO A LONGO PRAZO 10
3.1 EMPRÉSTIMOS 10
3.2 DEBÊNTURES 13
3.3 AÇÕES 15
3.3.1 AÇÕES ORDINARIAS...........................................................................................................................15
3.3.2 AÇÕES PREFERENCIAIS …...............................................................................................................16
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O principal objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza da empresa, e consequentemente dos proprietários, sendo que, para que esse objetivo seja alcançado, os gestores financeiros devem escolher entre as alternativas de investimento e financiamento disponíveis à empresa, somente aquelas que efetivamente agreguem valor ao empreendimento.
Essas decisões, na maioria das vezes, ligadas à expansão ou melhorias tecnológicas, requerem grandes investimentos em ativos de longo prazo, que podem fazer com que a empresa incorra em gastos, que somente poderão ser reembolsados através da utilização do ativo, jamais pela sua venda. São decisões cujo fracasso pode comprometer a própria continuidade do negócio.
Por outro lado, esses investimentos precisam ser de alguma forma financiados, e a maneira de obtenção desses recursos, requer a escolha entre as várias opções possíveis, daquela mais adequada e menos onerosa para a empresa, o que, além de ser um fator determinante do risco, vai também influenciar na maior ou menor rentabilidade. Assim, fica claro que o planejamento financeiro de longo prazo é uma função de extrema importância e que pode determinar o sucesso ou fracasso da empresa.
1. CONCEITOS DE CAPITAL DE GIRO
Conceito