capital de giro
Administração Financeira
Administração Financeira corresponde a ações e estrategias que visam a maximização dos retornos dos proprietários da empresa, visando ainda tornar a empresa liquida.
- Liquidez
O termo liquidez é usado para designar a capacidade de um investimento se transformar rapidamente em dinheiro vivo. O professor Paulo Sandroni, no seu Dicionário de Economia, lembra que apenas o papel moeda e a moeda metálica têm liquidez absoluta, já que efetivamente representam o dinheiro. Dependendo do tipo de aplicação financeira, a liquidez pode ser maior ou menor de acordo com o prazo do investimento. Aplicação de longo prazo tem menor liquidez do que a aplicação de curto prazo. Um outro exemplo. Um imóvel tem menor liquidez do que um investimento em poupança. Porque para se transformar em dinheiro vivo, o imóvel precisa ser vendido e isso demanda tempo. Para retirar o dinheiro da poupança, basta ir ao banco. Uma empresa se torna liquida quando consegue pagar suas contas no prazo devido.
- Finanças
É a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa e do valor das suas ações.
- O que é maximização da riqueza.
É a contribuição para o valor da empresa pela seleção daqueles investimentos que possuem a melhor compensação entre risco e retorno.
- Administração do Capital de Giro
Capital de giro são os ativos e passivos circulantes de uma empresa. A gestão do capital de giro de uma empresa é uma atividade diária que visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operações e evitar interrupções muito caras.
- Ativo
São os bens e direitos que a empresa tem num determinado momento.
- Caixa: valores monetários existentes, como, por exemplo dinheiro, cheques, ticket, saldo em conta corrente bancária, ou aplicação financeira.
- Duplicatas a Receber: duplicatas que a empresa tem a receber, decorrentes das suas vendas a prazo.
- Estoques: