Capim Gordura
Conteúdo: 1
BIOMA CAATINGA
BIOMA São grandes ecossistemas terrestres com uma fisionomia vegetal característica, determinada principalmente pela influencia de fatores climáticos.
CAATINGA
(do tupi: Caa (mata) + tinga (branca) Este nome decorre de paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçadas e secos.
CARACTERÍSTICAS
Bioma endêmico
Solo semi-árido
Vegetação xerófi
Temperaturas elevada
Baixa umidade relativa Precipitações irregulares Estiagem prolongada
Rios secam no verão. (exceto o São Francisco) Algumas espécies (folhas em espinhos)
ÁREA DE OCUPAÇÃO
São 850.000 km cerca de 10% do território nacional, englobando de forma contínua parte dos estados do Nordeste e parte do estado de Minas Gerais.
SUBDIVISÕES DA CAATINGA
* Complexo do Campo Maior – localizado quase integralmente no Piauí e sudeste do Maranhão. Consiste nas regiões que sofrem inundações periódicas nas planícies sedimentares (Alagados do Piauí). * Complexo do Ibiapaba-Araripe – Composto pelas Chapadas da Ibiapaba e do Araripe.
* Depressão Sertaneja Setentrional – Desde a fronteira norte de Pernambuco, estende-se pela maior parte dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceara e prolonga-se ate uma pequena faixa ao norte do Piauí. A principal característica desta ecorregiao são as chuvas irregulares ao longo do ano. E a área mais seca da caatinga.
* Planalto Borborema – Abrange partes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O relevo movimentado e altitudes superiores delimitam a região.
* Depressão Sertaneja Meridional – Corresponde a maior parte do bioma. Representa a paisagem típica do sertão nordestino.