Psicologias
1.1 PROBLEMATIZAÇÃO
Quais são os aspectos psicossociais que podem influenciar o adolescente a uma conduta criminosa ?
1.2 JUSTIFICATIVA
O presente estudo visa à importância da identificação dos adolescentes envolvidos na criminalidade, pois notamos que a cada dia mais, essa violência tem feito parte do nosso cotidiano e que suas consequências atingem direta ou indiretamente todas as famílias. Desta forma o mesmo poderá criar condições para entender, identificar e auxiliar professores e psicólogos na compreensão deste fenômeno.
Em pesquisa do Conselho Nacional de Justiça - CNJ (2012) que mapeou a criminalidade entre os adolescentes em todo o país entre o período de julho de 2010 e outubro de 2011 e que cumpre alguma medida sócio educativa, constatou que o perfil deles são: Jovens entre 15 a 17 anos, com famílias desestruturadas, defasagem escolar e envolvidos com drogas.
Um fator muito importante que deve ser considerado é que existem delinquentes em todas as classes sociais, porém quando tratamos das classes média e média alta as informações são ocultadas e os familiares desses jovens infratores logo entram em cena para impedir que o mesmo ingresse na FEBEM e por consequência faça parte desta estatística (SPAGNOL, 2005).
1.3 OBJETIVO PRIMÁRIO
Entender quais os aspectos sociais que podem influenciar o adolescente a uma conduta criminosa.
1.4 OBJETIVOS SECUNDÁRIOS
Compreender o desenvolvimento psicossocial do adolescente. Identificar os principais fatores que influenciam. Descrever técnicas de prevenção e reabilitação do adolescente diante de uma conduta criminosa.
2 DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA ADOLESCÊNCIA
O período que compreende a adolescência em nossa sociedade moderna iniciando no fim do século XVIII, tornou-se além de um fenômeno uma etapa intermediária entre a infância e a vida adulta, fenômeno este emergencial, onde médicos, psicólogos, sociólogos, religiosos e pedagogos tentam decifrar para definir uma