CAPACITORS
O presente relatório tem por objetivo demonstrar experimentos referentes à capacitância em função da distância das placas e do dielétrico de um capacitor.
Um capacitor é constituído de duas placas finas paralelas e carregadas, separadas por um material isolante, conhecido como dielétrico. Nos experimentos, serão utilizados o ar e lâminas transparentes, em seção, aumentando gradativamente a distância entre as placas, conforme a largura das transparências.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Um capacitor ou condensador é um dispositivo presente nos circuitos elétricos cuja função é armazenar cargas elétricas, desde que os corpos condutores sejam separados por uma pequena distância. Em sua composição possui dois condutores separados por um isolante, os primeiros são chamados de armaduras ou placas do capacitor e o segundo é o dielétrico do capacitor.
(Fonte: www.colegioweb.com.br)
O nome desses aparelhos varia conforme a forma de suas armaduras, tendo assim o capacitor plano, capacitor cilíndrico, capacitor esférico, entre outros.
O dielétrico pode ser um isolante qualquer como o vidro, a parafina, o papel e muitas vezes o próprio ar. A partir do momento capacitor possui um isolante elétrico entre suas placas, sua capacitância aumenta, devido ao fato do mesmo dificultar a passagem das cargas de uma placa a outra; o que causaria a descarga do capacitor. Sendo assim, para uma mesma diferença de potencial, o capacitor pode armazenar uma quantidade maior de carga.
A propriedade que estes dispositivos têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático é chamada de capacitância (C) e é medida pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada pela diferença de potencial ou voltagem (V) que existe entre as placas:
A unidade de capacitância, Coulomb por Volt, é denominada Farad (F) em homenagem a Michael Faraday, pioneiro no desenvolvimento deste conceito. Entretanto, a unidade é muito grande para a maioria dos valores práticos e os