Capacitores
Um condutor isolado, quando carregado com uma carga Q, gera um potencial elétrico que é proporcional à carga e depende também da forma e das dimensões do condutor. Como as cargas elétricas no condutor se alojam na sua superfície, quanto maior for à área do condutor, mais carga ele pode alojar para produzir um dado potencial. A relação entre a carga do condutor e o potencial gerado por ela, é denominada capacitância do condutor: (C = Q/V)
A capacitância é uma propriedade associada à geometria do condutor e ao meio que ele se situa. A unidade de capacitância no SI é o Farad (F), assim denominado em homenagem a Michael Faraday. 3) Definir matematicamente capacitância em termos da d.d.p. aplicada a um capacitor e da carga máxima acumulada por este.
Resposta 1
Considerando que a carga elétrica de um capacitor seja representada por Q e a d.d.p representada por U, para que a capacitância entre as duas armaduras seja definida devemos usar a seguinte fórmula. Vejamos:
Quando falamos de unidade de medida, devemos saber que a unidade de medida no Sistema Internacional da capacitância, é o farad (F).
É importante sabermos que a capacitância de um capacitor é considerada uma constante, onde a d.d.p e a carga elétrica são proporcionais entre si.
Sendo que:
1- Se duplicarmos a d.d.p do gerador, que leva o capacitor, consequentemente sua carga elétrica também irá se duplicar.
2- Se pensarmos em triplicar a d.d.p, consequentemente a carga elétrica também irá se triplicar
3- E consequentemente se a d.d.p for multiplicada por n, sua carga elétrica também será.
Com isso podemos concluir que a capacitância