Capacitores
Faculdade Area 1 – Engenharia elétrica - 4º semestre – 5ELEI-MT6
Alunos : Sergio Garcia Neves, Aulus Pinheiro da Mota Campos, Judson Gomes
Entregue ao professor Targino Amorim Neto da disciplina Eletricidade e Magnetismo
Resumo: No presente artigo pretende-se fazer o estudo de capacitores, normalmente formado por duas placas condutoras paralelas tendo entre elas um material isolante o dielétrico, a partir daí obteve-se os valores de capacitância, os materiais dielétricos utilizados foram papel e plástico. A capacitância sofre influencia do material e da distancia entre as placas, mudando seus valores. Mostrou-se através de gráficos a distribuição da capacitância em função da distância e do inverso da distância. Calculou-se também o valor da constante dielétrico de cada material. Comparamos todos os resultados obtidos com os valores reais da teoria, sendo encontrados valores não próximos, devido aos erros experimentais. Todo experimento ocorreu com auxilio do professor responsável no laboratório de física.
Palavra-chave: Capacitor, Capacitância, Dielétrico.
I. Introdução
Capacitores são componentes usados para o armazenamento de cargas. Um capacitor carregado tem capacidades de fornecer energia rapidamente, ou seja, se comparamos com uma pilha ligada a uma lâmpada ela iria fornecer energia de forma lenta diferentemente do capacitor que forneceria um clarão de imediato. Capacitores são formados por duas placas paralelas metálicas que são condutores e no meio das placas pode conter um material não condutor que recebe o nome de dielétrico, portanto um isolante que é resistente ao fluxo de corrente elétrica.
Capacitor com placas Paralelas
A capacitância é uma medida da quantidade de carga que precisa ser acumulada nas placas para produzir uma certa diferença de potencial entre elas. (Halliday, 2011, p. 112, 8ªed). Esse experimento vai ter como objetivo fazer justamente o estudo da capacitância medido através de um capacitor de discos