capacitor em regime DC
Realizada em: 10/04/2014
Grupo Relator
M
P
Exper.
V
Capacitor em Regime DC
Objetivo
- Verificar, com auxilio de um cronômetro, a carga e descarga de um capacitor, quando submetido a uma tensão continua.
Fundamentação Teórica
Capacitores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, conseqüentemente, energia potencial elétrica.
Podem ser esféricos, cilíndricos ou planos, constituindo-se de dois condutores denominados armaduras que, ao serem eletrizados, num processo de indução total, armazenam cargas elétricas de mesmo valor absoluto, porém de sinais contrários.
O capacitor tem inúmeras aplicações na eletrônica, podendo servir para armazenar energia elétrica, carregando-se e descarregando-se muitas vezes por segundo. Na eletrônica, para pequenas variações da diferença de potencial, o capacitor pode fornecer ou absorver cargas elétricas, pode ainda gerar campos elétricos de diferentes intensidades ou muito intensos em pequenos volumes.
Um capacitor é dito carregado se as suas armaduras possuem cargas iguais e opostas e , respectivamente. Indicamos por não a carga resultante no capacitor, que é nula, mas o valor absoluto da carga em qualquer das armaduras; ou seja, representa o módulo de carga, cujo sinal em uma determinada armadura deverá ser especificado.
Podemos carregar um capacitor ligando suas armaduras respectivamente nos terminais opostos de uma bateria. Como as armaduras são condutoras, são equipotenciais e a diferença de potencial aparecerá entre elas. onde: C é a capacitância do capacitor; a carga elétrica; atensão.
(C depende do formato e das posições relativas dos condutores)
No sistema internacional de unidades de medida a capacitância é medida em Faraday. A capacitância de 1 Faraday corresponde a 1Coulomb/1Volt. É uma unidade muito grande de modo que nos casos práticos são utilizados submúltiplos dessa unidade como, por exemplo: - mili Faraday - F -