Capacitor em regime DC
'
Nome: N°:
Nome: N°:
Nome: N°:
Nome: N°:
Nome: N°:
Professor: Eneias
Experiência N° - Título: Capacitor em regime DC
Objetivos:
Resumo da Teoria:
O capacitor é um componente que tem como finalidade armazenar energia elétrica. É formado por duas placas condutoras, também denominadas de armaduras, separadas por um material isolante ou dielétrico. Ligados a essas placas condutoras estão os terminais para conexão deste com outros componentes, conforme a figura abaixo:
Capacitância (C) é a característica que o capacitor apresenta de armazenar mais ou menos elétricas por unidade de tensão.
Portanto podemos escrever a relação:
C= Q V
Onde:
C – capacitância
Q – carga elétrica
V – tensão
Quando aplicamos uma tensão igual a 1 volt (V) e o capacitor armazenar 1 Coulomb ©, teremos então uma capacitância igual a 1 Farad (F).
Devido as dificuldades construtivas, os capacitores encontram-se situados em faixa de valores submúltiplos do Farad, como micro Farad (µF), o nano Farad (ŋF) e o pico Farad (pF). µF = 10-6 F ŋF = 10-9 F pF = 10-12 F
Além do valor da capacitância, é preciso especificar o limite de tensão a ser aplicada entre seus terminais. Este valor é denominado tensão de isolação e varia conforme o tipo de capacitor.
Na prátia encontramos vários tipos de capacitor com aplicações específicas, dependendo de aspectos construtivos, tais como: material utilizado como dielétrico, tipo de