Capacidades físicas
Força: Habilidade que permite um músculo do grupo de músculos produzir uma tensão e vencer ou igualar-se a uma resistência na ação de empurrar, tradicionar ou elevar.
Flexibilidade: Pode ser evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo. É dependente da elasticidade muscular e da mobilidade articular.
Resistência: Qualidade físico que permite um continuado esforço durante um tempo determinado.
Resistência aeróbica: Permite manter por um determinado período de tempo, um esforço em que o consumo de O2 equilibra-se com a sua observação (STEADY-STATE), sendo o esforço de média intensidade.
Resistência Anaeróbica: Permite manter por um determinado período de tempo, um esforço em que o consumo de O2 é superior a sua absorção, acarretando um débito de O2 e que somente será recompensado em repouso , sendo os esforços de grande intensidade.
Velocidade:Qualidade física particular do músculo e das coordenações neuromusculares, que permite a execução de uma sucessão rápida. De gestos, que em seu encadeamento constitui uma só e mesma ação, de intensidade máxima e duração breve ou muito breve.
Equilíbrio: Capacidade de assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a Força da gravidade.
Equilíbrio Estático: Adquirido em determinada posição.
Equilíbrio dinâmico: Adquirido durante o movimento.
Lateralidade: É a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo, em três níveis: mão, olho e pé. Segundo Le Boulch , a preferencia pela utilização de um dos lados do corpo ocorre em razão da dominância de um dos hemisférios