Capacidades Físicas
“A força muscular é definida como a capacidade de um músculo para exercer força contrátil máxima contra uma carga”.
AUTOR: Vernon Bond.
“Força muscular é a força ou torque máximo que um músculo ou grupo muscular pode gerar em velocidade equivalente ou determinada”.
AUTOR: Komi (2006).
“Força é a quantidade máxima de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode produzir em um padrão específico de movimento realizado em determinada velocidade”.
AUTOR: Knuttgen (1987); Kraemer (2009).
Subdivisões da Força
PURA
"É a maior força muscular possível que um atleta pode desenvolver, independente de seu peso corporal".
MÁXIMA
“Representa a maior força disponível, que o sistema neuromuscular pode mobilizar por meio de uma contração máxima voluntária”.
FORÇA RÁPIDA (EXPLOSIVA)
“Também conhecida como potência”.
AUTOR: Werneck (1999).
FLEXIBILIDADE
“É a capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupo de articulações”.
AUTOR: HOLT, Laurence E.; PELHAM, Thomas W.; HOLT, Jason. Flexibility: A Concise Guide to Conditioning, Performance Pnhancement, Injury Prevention, and Regabilition. Totowa: Human Press, 2008.
“É a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento”.
AUTOR: HEYWARD, V. H. Design for Fitness. Minneapolis: Burgess, 1991.
“Está relacionada à capacidade de curvar-se sem quebrar-se. A palavra relacionada à flexão é o ato de curvar ou ser curvado”.
AUTOR: LIEMOHN, Wendell.
COORDENAÇÃO
Para WEDECK (1991, p. 232) a coordenação é "a ação conjunta do sistema nervoso central e da musculatura esquelética dentro de uma sequência de movimentos objetivos".
Para MATVÉIEV (1986, p. 157) a coordenação é vista como uma "aptidão de construir (formar, subordinar, relacionar num todo único) as ações motoras" e, ainda, "a aptidão de transformar formas de ação motora já completamente trabalhadas ou de passar de uma para