Arquiteto Santiago Calatrava
Arquiteto, artista e engenheiro, Santiago Calatrava nasceu em 28 de julho de 1951, em Valência, Espanha. Fez cursos de pós-graduação em urbanismo e em engenharia civil. Tem um Pd.D. de ciências técnicas do instituto de tecnologia federal suíço, e doutorado honorário das universidades: Politécnica de Valença , universidade de Servilha, universidade de Heriot-Watt em Edimburgo, em Scotland, e da escola de engenharia de Milwaukee.
Os projetos que levam a assinatura de Calatrava tem em comum o fato de sempre chocar as pessoas que os veem, seus trabalhos são sempre ousados, suas obras tem uma notável semelhança de serem amparadas por programas de computador e técnicas de construção que permitem edificar prédios em formatos tão ousados que parecem desafiar as leis da física, provocando uma radical transformação no cenário. Calatrava gosta de evidenciar o movimento das forças que animam as construções, ele introduz soluções moveis e configurações dinâmicas, frequentemente assimétricas, talvez por isso é classificado como um dos mais ativos “ estruturistas” contemporâneos. Das suas inspirações primordialmente esta os seres da natureza, no qual assume muitos riscos na busca deste estilo próprio. Suas obras estão espalhadas pela Europa, Estados Unidos, Canadá, Argentina e breve Rio de Janeiro.
É de uma espetacular beleza seus projetos, ele se preocupa com os detalhes de cada uma das obras, e a particularidade de inspirar em seres naturais torna o projeto mais ousado e chocante, e mesmo querendo o destaque para seus projetos ele se preocupa com o que esta ao seu redor, um exemplo é o Museu de arte de Milwaukee, ele projetou uma parte do edifício baixa de modo que a vista do lago Michigan não fosse obstruída.