Capacidades físicas
É a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar, pular, rastejar, etc.
Coordenação motora fina - É a capaçidade de usar de forma eficiente e precisa os músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Ex.: recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar, tocar bateria, fazer as unhas, etc.
Coordenação motora global ( grossa ) - Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar,correr,saltitar,pular,subir/descer escadas,rastejar, etc.
FORÇA
É a capacidade de um corpo alterar o seu estado de movimento ou de repouso, criando uma aceleração ou deformação do mesmo.
Força estática - É aquela em que não existe alteração no comprimento das fibras musculares, portanto não há movimento. Há, porém, um aumento do tônus muscular, provocando aumento da tensão muscular.
Força dinâmica - É quando existe uma alteração no comprimento das fibras musculares, provocando uma aproximação ou afastamento dos segmentos ou inserções musculares próximas, portanto há movimento.
Força dinâmica positiva
• é aquela em que se verifica uma superação da resistência (peso);
• a força muscular exercida é maior do que a resistência oferecida;
• este tipo de contração é chamada de concêntrica ou de trabalho positivo.
Força dinâmica negativa
• existe quando a resistência (peso ) é menor do que a força muscular exercida, provocando, então, um movimento de recuo (descida).
• é também conhecida como contração excêntrica ou trabalho