capacidades fisicas
Capacidades Fisicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos. São eles: Resistencia, Força, Velocidade, Agilidade, Equilibrio, Flexibilidade, Coordenação motora (destreza), Ritmo e Descontração.
DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES MOTORAS:
Quando se procura desenvolver uma das nossas capacidades motoras, todas as outras são influenciadas. A grandeza dessa influência depende de dois factores:
• a característica da sobrecarga utilizada;
• o nível de treino físico.
CLASSIFICAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS CONDICIONAIS
RESISTÊNCIA
Qualidade física que permite um continuado esforço durante um determinado tempo.
Resistência Aeróbica: Permite manter por um determinado período de tempo, um esforço em que o consumo de O2 equilibra-se com a sua absorção (STEADY – STATE), sendo os esforços de fraca ou média intensidade.
Resistência Anaeróbica: Permite manter por um determinado período de tempo, um esforço em que o consumo de O2 é superior a sua absorção, acarretando um débito de O2 e que somente será recompensado em repouso, sendo os esforços de grande intensidade.
Resistência Muscular Localizada (RML): Capacidade individual de realizar num maior tempo possível a repetição de um determinado movimento, em um mesmo ritmo e com a mesma eficiência. É a capacidade de repetir várias vezes uma mesma tarefa utilizando-se baixos níveis de força. É a capacidade do músculo em trabalhar contra uma resistência moderada durante longos períodos de tempo.
O DESENVOLVIMENTO DA RESISTÊNCIA SEGUNDO A MASSA MUSCULAR MOBILIZADA, PODE SER:
GERAL – quando é solicitada mais de 1/6 da massa muscular total.
LOCAL – quando é solicitada menos de 1/6 da massa muscular total.
A RESISTÊNCIA MANIFESTA-SE:
1. Segundo a especificidade da modalidade desportiva
a) resistência de