Capacidades fisicas
Capacidades Físicas
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza).
Força: É a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos. De maneira geral, força é "a característica humana com a qual se move uma massa (seu próprio corpo, ou um implemento esportivo), sua habilidade em dominar ou reagir a um a resistência pela ação muscular" (Meusel, 1969). Na teoria do treinamento, a força é entendida como um pressuposto para o rendimento, que permite se opuser a uma resistência. Essa capacidade de exercer tensão contra uma resistência não é equiparável ao conceito da física, por isso, em treinamento físico, usa-se o termo capacidade de força. (Harre & Hauptmann, 1983).
Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal. A velocidade é um dos componentes mais importantes do desempenho esportivo. No entanto, ela não deve ser vista como uma capacidade isolada. A velocidade deve ser considerada como um componente parcial das exigências complexas necessárias para o desempenho esportivo. Em combinação com um alto padrão de movimentos técnicos e de coordenação, com a especificidade do esporte ou da disciplina, as diversas manifestações da capacidade física velocidade são de importância primordial para o sucesso em esportes individuais ou coletivos. A importância da velocidade para o desempenho varia consideravelmente, dependendo do esporte, da disciplina e do campo de aplicação. Por exemplo, ela é relativamente sem importância para atividades e condicionamento físico para á saúde, quando comparada a fatores