CAPACIDADE TÉRMICA DO CALORÍMETRO - CALORIMETRIA

1782 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO

A calorimetria é considerada a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência de uma forma de energia chamada calor. Na natureza pode-se encontrar a energia em diversas formas, uma das mais importantes é o calor.
A capacidade térmica de um calorímetro pode-se ser obtida através de cálculos matemáticos que trazem informações como temperatura da água fria, temperatura da água quente, e também as massas de águas pesadas em um experimento químico.
Neste relatório será apresentado um procedimento para descobrir-se a capacidade térmica do calorímetro, assim calculando também sua média e desvio padrão.

2 OBJETIVO

Estudar a proporcionalidade entre a quantidade de calor e a variação da temperatura, ou seja, capacidade térmica, realizando cálculos para descobrir a capacidade térmica do calorímetro e seu desvio padrão.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Conceito de Calorimetria

Segundo Atkins (2003), calorimetria pode ser definida como o estudo dos fenômenos decorrentes da transferência de calor, ou seja, a energia térmica em transição, durante um processo químico ou físico.
Quando são colocados dois corpos com temperaturas diferentes em contato, pode-se verificar que o corpo com temperatura mais baixa, aquece, e o corpo com temperatura mais alta, esfria. Esta transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes é denominada como calor.
Atkins menciona que o calor é geralmente simbolizado pela letra Q na física e, por convenção, se um corpo recebe energia sob a forma de calor - o que leva em ausência de trabalho a um aumento de sua energia interna U - o calor Q é positivo, e se um corpo cede energia sob a forma de calor - o que leva em ausência de trabalho a uma redução de sua energia interna - o valor de Q é negativo.
A quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1g de água de 14,5°C a 15,5°C, sob pressão

Relacionados