capacidade tamponante dos ácidos
INTRODUÇÃO
Sistema tampão
Um sistema tampão é formado por um ácido fraco e sua base conjugada. Tampões são sistemas aquosos que resistem as variações do pH quando quantidades relativamente pequenas de ácido (H+) ou base (OH-) são adicionados a solução. Os tampões são misturas de ácidos fracos de Bronsted (doadores de H+) e suas bases conjugadas (aceptoras de H+), os quais podem captar ou liberar H+ conforme o meio se torne ácido ou básico.
MATERIAS E MÉTODOS
Primeira parte
Materiais:
- 4 béqueres;
- 3 provetas;
- Pipetas de Pasteur;
- Frasco lavador;
- Peagâmetro;
- Ácido acético;
- Acetato de sódio;
- Água destilada;
- Pipetador;
-NaOH.
Primeiramente enumeramos os quatro béqueres de um a quatro. No primeiro, adicionamos 20 ml de ácido acético, após acrescentamos 20 ml de acetato de sódio e em seguida agitamos um pouco e medimos o pH. No segundo béquer acrescentamos 10 ml de ácido acético, 10 ml de acetato de sódio e 20 ml de água, e em seguida medimos o pH. No terceiro béquer, adicionamos 25 ml de ácido acético e 15 ml de acetato de sódio, após medindo o pH. Já no quarto béquer foram acrescentados 15 ml de ácido acético e 25 ml de acetato de sódio.
Em seguida em cada uma das soluções adicionamos 5 x 0,5 ml de NaOH e medimos novamente o pH de cada solução a cada 0,5 ml acrescentados.
RESULTADO
DISCUSÃO
PARTE 1
A capacidade de uma solução tamponante A capacidade tamponante de uma solução tampão é, qualitativamente, a habilidade desta solução de resistir a mudanças de pH frente a adições de um ácido ou de uma base. Quantitativamente, a capacidade tampão de uma solução é definida como a quantidade de matéria de um ácido forte ou uma base forte necessária para que 1,00 L de solução