capacidade dos evaporadores
O evaporador absorve calor no sistema de refrigeração. O compressor acrescenta seu próprio calor de compressão, o qual passa a seguir ao longo do condensador, onde o calor é rejeitado.Por estarem interconectados, esses componentes dependem um do outro para operar corretamente. No caso de um deles deixar de operar corretamente, é a totalidade do sistema que sofre as conseqüências. Quando o evaporador absorve uma quantidade insuficiente de calor, torna-se um gargalo para a capacidade de movimentação do calor de todo o sistema de refrigeração. Os outros componentes do sistema podem estar em perfeita condição de operação mas o sistema como um tudo é tão forte quanto seu componente mais fraco.
Uma capacidade incorreta do evaporador gerará um aumento indesejável da temperatura do ambiente ou do produto.
A primeira causa é o resultado de um erro de engenharia (projeto). Mas, se o sistema já proporcionou uma capacidade correta em condições de carga máxima, não é essa. a causa.
Filtros sujos podem reduzir a circulação do ar dentro dos evaporadores resfriadores a ar; isso reduz a capacidade de resfriamento. O acúmulo de gelo na serpentina também pode bloquear a circulação do ar. Detritos dentro da rede de dutos, ou obstáculos que reduzem a descarga do ar e as entradas de ar surtem o mesmo efeito. A sujeira presente num ar incorretamente filtrado se incrusta nos evaporadores, o que reduz a transferência de calor nas aletas e nos tubos. Isso também reduz a eficiência e a capacidade. Problemas nas bombas e válvulas podem bloquear ou diminuir a circulação da água ou do brine no cooler, reduzindo portanto a capacidade do mesmo. Uma manutenção insuficiente ou errada no lado da água gera um acúmulo de depósitos. Esse acúmulo pode reduzir a eficiência e capacidade de evaporadores D-X e/ou inundados. Uma eficiência e capacidade menores de um evaporador se traduzem por custos operacionais mais altos.
Esses problemas geram uma temperatura alta demais no