Capacete de segurança
Emerson Júnio Diniz
Luis Gustavo Queiroz da Cruz
Marcelo Corrêa da Mata Mateus de Barros Teixeira luis.queiroz@sga.pucminas.br PUC Minas
Este trabalho visa avaliar a confiabilidade da segurança oferecida por capacetes de uso industrial geral, incluindo trabalhos com energia elétrica (Classe B) em acordo com a Norma Técnica aplicável (ABNT/NBR 8221-2003) e a NR 6. Para tanto, a peça, constituída basicamente por polietileno de alta densidade, é submetida a uma serie de ensaios mecânicos e elétricos. Os ensaios de tipo são os seguintes: exame dimensional e visual; de vão livre vertical; de tensão elétrica aplicada e de rigidez dielétrica; de resistência a impacto; de resistência a penetração; de inflamabilidade.
Palavras Chave: Capacete, polietileno, segurança, industrial, ensaios.
1. INTRODUÇÃO
Um capacete, ou casco, é um objeto que serve para proteger a cabeça principalmente contra impactos externos. Existem capacetes para várias aplicações, variando quanto à segurança oferecida. Via de regra, fabricantes de capacetes que utilizam padrões de qualidade aceitos internacionalmente, tem como matéria prima básica o Polietileno de Alta Densidade na fabricação dos cascos.
Os capacetes de segurança devem atender à NR 06 e à norma NBR - 8221 sob a égide da qual a Ministério do Trabalho emite o Certificado de Aprovação (C.A.) correspondente.
O polietileno é um composto de combustão lenta e é resistente aos raios ultravioleta, à ação da água e possui ainda alta resistência mecânica.
O mercado oferece modelos de cascos aba frontal Classe "B", para serviços gerais inclusive energia elétrica, com fendas (Slot) nas abas laterais que possibilitam o acoplamento de acessórios sem a perfuração do casco.
Tão importante quanto o casco é a suspensão, formada pela carneira e cintas, fabricados preferencialmente em tecido, não em plástico rígido. Projetos da Suspensão no formato de duplos cintos permitem que os mesmos sejam sustentados