orientação
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TREINAMENTO DE EPIS
CAPACETE DE SEGURANÇA
Abril de 2.014
Capacetes de segurança: proteção, legislação e a correta utilização
Os trabalhadores estão expostos a diversos riscos em seu ambiente de trabalho, principalmente quem trabalha na construção civil. E uma das regiões que deve ser sempre protegida é a da cabeça e crânio, visto que um simples deslize pode ocasionar em um acidente grave, deixando o colaborador incapacitado de trabalhar ou, em muitos casos, podendo ser fatal.
Os capacetes de segurança compõe uma importante linha de equipamentos de proteção individual capazes de evitar estes acidentes, provenientes, principalmente, de quedas ou perfurações.
Dentre outras finalidades de proteção exercida pelos capacetes de segurança, também se destacam a proteção de outras partes do corpo, como, por exemplo, o rosto, pescoço e ombros (contra eventuais respingos e vazamentos); quedas de objetos, queimaduras e choques elétricos.
Todavia, ainda hoje, mesmo com o respaldo da lei tornando o uso do capacete de segurança obrigatório, e mesmo com todos os perigos decorrentes da sua não utilização, muitos trabalhadores simplesmente negligenciam o uso do equipamento, por se sentirem incomodados com o EPI. Ou, em outros casos, utilizam o capacete de segurança de forma errada, contribuindo para que graves acidentes aconteçam.
É importante que, assim como o fornecimento dos capacetes corretos para cada tipo de trabalho, as empresas ou os empregadores responsáveis também forneçam a correta instrução para seu uso, assim como para seu armazenamento.
TIPOS DE CAPACETE
Capacete de Segurança tipo III classe A
Capacete de Segurança resistente, com conforto e segurança total aos usuários. Possui adaptadores para fixação de lanterna de cabeça. Possibilita a adaptação de protetores faciais e auditivos. Tamanho Único capacete para trabalho em alturaParte