Resumo Teoria Matemática da Administração:
A abordagem de administração quantitativa surgiu no contexto da segunda guerra mundial, com a necessidade de planejamento estratégico e melhor gerenciamento de recursos de defesa e logística, era estruturado por modelos matemáticos com base na pesquisa operacional. Através desta pesquisa era possível levantar dados relevantes que posteriormente eram transformados em informações e conhecimentos, auxiliando assim no processo de tomada de decisão e aumentando as chances de assertividade.
Abordagem quantitativa contribuiu com novas técnicas baseadas na pesquisa operacional, auxiliando os administradores no processo de tomada de decisão de forma mais segura, já que, as técnicas foram elaboradas para esta finalidade e geralmente são utilizadas através de computadores por meio de softwares especialistas, programas e aplicativos específicos de suporte à decisão. No entanto a questão qualitativa não recebe a devida atenção nesta abordagem. A Teoria Matemática é uma abordagem recente dentro da TGA – Teoria Geral da Administração.
Era conhecida, até há pouco tempo, apenas pela pesquisa operacional, mas evoluiu para se tornar um importante campo da teoria administrativa: a Administração Operacional.
Sua principal área de atuação na Administração é o processo decisorial, principalmente com relação às decisões programáveis e quantitativas.
Os temas mais tratados por essa especialidade são: operações, serviços, qualidade, estratégia e tecnologia.
Essa teoria abrange:
O processo decisório - este processo considera que todo problema administrativo é entendido como um processo de decisão, uma vez que exige uma resposta. As decisões podem ser classificadas em programadas e não programadas. Valoriza, portanto, mais a decisão que a ação relacionada com o problema.
Os modelos matemáticos em administração: embasa-se na construção de modelos matemáticos, cuja função é simular as situações reais da organização, para