capacete de segurança do trabalho
Um capacete, ou casco, é um objeto que serve para proteger a cabeça principalmente contra impactos externos. Existem capacetes para várias aplicações, variando quanto à segurança oferecida. Via de regra, fabricantes de capacetes que utilizam padrões de qualidade aceitos internacionalmente, tem como matéria prima básica o Polietileno de Alta Densidade na fabricação dos cascos.
Os capacetes de segurança devem atender à NR 06 e à norma NBR - 8221 sob a égide da qual a Ministério do Trabalho emite o Certificado de Aprovação (C.A.) correspondente.
O polietileno é um composto de combustão lenta e é resistente aos raios ultravioleta, à ação da água e possui ainda alta resistência mecânica.
Tão importante quanto o casco é a suspensão, formada pela carneira e cintas, fabricados preferencialmente em tecido, não em plástico rígido. Projetos da Suspensão no formato de duplos cintos permitem que os mesmos sejam sustentados pelo casco e não pela carneira. O deslizamento dos cintos funciona como amortecedor em eventual impacto. Um conjunto de suspensão deficiente pode causar graves lesões na região cervical, no caso de impacto na parte superior do capacete.
A distância entre a face interna do casco e a parte externa dos cintos não deve, por norma, ser menor do que 6 mm, nem maior que 9 mm, quando a carneira (suspensão) estiver nos seus pontos de ajuste máximo e mínimo, respectivamente.
A norma recomenda, ainda, que se utilize uma tira absorvente de suor, fabricada em material atóxico, de forma a cobrir a porção da suspensão que cobre a região da testa.
Uma suspensão deficiente ou rígida não amortece impactos, ou seja, pode permitir que toda a força do impacto no casco seja transmitida à coluna cervical.
Figura 1 (Arranjo de um capacete de segurança)
2. MATERIAIS E METODOS
Capacete de proteção individual para uso industrial – Classe B
Capacete de segurança, com uma nervura no casco, tipo aba frontal (extensão do casco que prolonga para frente acima dos