capa
AULA – 04 E 05 -TENSÕES GEOSTÁTICAS
PROFESSOR: DANILO FERNANDES DE MEDEIROS, M.SC danilofmedeiros@yahoo.com.br TENSÕES GEOSTÁTICAS
Conceito Geral:
Sabendo da importância dos conhecimento correlacionados ao solo na atuação na engenharia, ressaltamos a necessidade de abordamos o assunto de tensões sofridas pelos mesmos. Logo solo, ao sofrer solicitações, irá se deformar, modificando o seu volume e forma iniciais. A magnitude das deformações apresentadas pelo solo irá depender não só de suas propriedades intrínsecas de deformabilidade (elásticas e plásticas), mas também do valor do carregamento a ele imposto.
O conhecimento das tensões atuantes em um maciço de terra, sejam elas advindas do peso próprio ou em decorrência de alívio ou carregamentos em superfície é de vital importância no entendimento do comportamento de praticamente todas as obras da engenharia geotécnica.
TENSÕES GEOSTÁTICAS
Tensão nos solos
σ= lim ΔF
ΔA
TENSÕES GEOSTÁTICAS
Tensões Geostáticas
São as tensões atuantes no solo , advindas do seu peso próprio, onde estudaremos a atuação das tensões verticais no ponto considerado(profundidade). QUAIS AS TENSÕES ATUANTES ????
Tensão efetiva (σ’):
É a tensão suportada pelos grãos do solo, ou seja, é a tensão transmitida pelos contatos entre as partículas;
Pressão neutra (μ): é a pressão da água, também denominada de poro-pressão é originada pelo peso da coluna d’água no ponto considerado (μ = γa.H);
Tensão total (σ): é a soma algébrica da tensão efetiva (σ’) e da pressão neutra (μ).
TENSÕES GEOSTÁTICAS
Conceito de Tensão Efetiva e Pressão Neutra ( Poro- Pressão)
Considerando a figura 1 (solo submerso e em repouso), aplicamos uma tensão , na superfície da amostra.
Carga sólida
z e0 Fig. 1
e1
Fig. 2
Esta tensão irá provocar a diminuição do índice de vazios de e0 para e1 (figura 2). Esta variação causará mudanças nas propriedades mecânicas