capa
2
A dor orofacial pode ser definida como a especialidade da Odontologia que estuda as dores na face, cabeça, articulações temporomandibulares, pescoço, região de ouvidos e garganta. Para a maioria dos casos, especialmente aos portadores de dores crônicas, exige atendimento multidisciplinar, realizado basicamente por médicos e dentistas, além da atuação conjunta de fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outras áreas da saúde. As dores dentárias podem apresentar-se de diversas maneiras e em diversas condições.
3
4A dor na ATM é a dor na Articulação Têmporo-Manbilular que gera desconforto local e dor de cabeça persistente. Uma das causas mais comuns de dor na ATM é apertar muito os dentes e o tratamento para isso é colocar uma placa rígida que recobre os dentes, para dormir e fisioterapia.
5São dores originadas por distúrbios musculoesqueléticos e se apresentam de forma crônica ou aguda em ossos, articulações, músculos ou estruturas circunjacentes (que estão próximas).
6 A dor visceral é uma sensação dolorosa profunda, surda e mal localizada, de início gradual e de longa duração. É sentida na linha mediana do abdome devido à inervação sensorial ser bilateral; fazem exceção as vísceras duplas como rins e ureteres, anexos uterinos onde a dor tende a ser do lado afetado, pois nestas as vias nervosas são unilaterais. A sensação de dor é projetada em diferentes níveis de parede abdominal, desde o epigástrio até o hipogástrio, na dependência da origem embriológica da víscera afetada (intestino primitivo superior no epigástrio, médio no mesogástrio ou inferior no hipogástrio).
7A doença arterial periférica é uma condição dos vasos sanguíneos que leva ao