Capa E Contra Capa Fichamento
Itapetinga 15 de MAIO de 2015 1) O que é matéria orgânica?
O termo matéria orgânica ou húmus, refere-se às substâncias de natureza orgânica em avançado estado de alteração, não sendo possível reconhecer a sua origem.
2) Como a matéria orgânica se decompõe?
A matéria orgânica do solo é resultante, em grande parte, da decomposição de resíduos de origem animal e, principalmente vegetal, não tendo, portanto, relação com o material de origem do solo. Esses resíduos sofrem inicialmente decomposição parcial pela mesofauna e, posteriormente, pela microbiota decompositora. Parte do carbono existente nos resíduos é liberado para a atmosfera como CO2 e o restante passa a fazer parte da matéria orgânica como um componente do solo.
3) Qual a importância da matéria orgânica para os ecossistemas?
Ela é importante, pois todos os resíduos decompostos influenciam tanto diretamente quanto indiretamente na composição do solo. Diretamente, podem melhorar a germinação, o crescimento, respiração e absorção das raízes, e, indiretamente, podem melhorar o ambiente, através da melhoria na estrutura do solo, capacidade de retenção de água e de troca de cátions.
4) Explique os dois tipos de ciclagem de nutrientes em ecossistemas florestais. (segundo Pritchett 1986)
O ciclo geoquímico ou aberto, que envolve a transferência de elementos dentro e/ou fora do ecossistema. As entradas no ecossistema são devidas aos nutrientes oriundos do ar, às precipitações, à intemperização das rochas, à fixação biológica do nitrogênio e também à fertilização artificial. As saídas, por outro lado, são representadas pelas perdas por erosão, lavagens,