Cap Tulo 1 Tens O
Tensão
Desenvolvimento histórico
A origem da resistência dos materiais (ou mecânica dos materiais) remonta ao início do século
XVII, quando Galileu realizou experimentos para estudar os efeitos de cargas sobre hastes e vigas feitas de diferentes materiais. Entretanto, para a compreensão adequada desses efeitos, foi necessário fazer descrições experimentais precisas das propriedades mecânicas dos vários materiais.
Com o passar dos anos, depois de muitos dos problemas fundamentais da mecânica dos materiais terem sido resolvidos, tornou-se necessário usar técnicas avançadas da matemática e da computação para resolver problemas mais complexos. Como resultado, esse assunto se expandiu para outras áreas da mecânica avançada, como a teoria da elasticidade e a teoria da plasticidade. A pesquisa nessas áreas é contínua, não apenas para atender à necessidade de resolver problemas avançados de engenharia, mas também para justificar a maior utilização e as limitações a que está sujeita a teoria fundamental da mecânica dos materiais.
Cargas externas
Um corpo pode ser submetido a vários tipos de cargas externas; todavia, qualquer uma delas pode ser classificada como uma força de superfície ou uma força de corpo.
Reações do apoio
As forças de superfície que desenvolvem nos apoios ou pontos de contato entre corpos são denominados reações.
Equações de equilíbrio
O equilíbrio de um corpo exige um equilíbrio de forças, para impedir a translação ou movimento acelerado do corpo ao longo de uma trajetória reta ou curva, e um equilíbrio de momentos, para impedir que o corpo gire.
Cargas resultantes internas
Uma das mais importantes aplicações da estática na análise de problemas de resistência dos materiais é poder determinar a força e o momento resultantes que agem no interior de um corpo e que são necessários para manter a integridade do corpo quando submetido a cargas externas.
Tensão admissível
Um engenheiro responsável pelo projeto de um elemento estrutural ou