Cap Filosofia A Linguagem
Ana Beatriz
Beatriz Maciel
Camila Vieira
TRABALHO DE FILOSOFIA
MARÇO
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A LINGUAGEM 4
Conceito e Definição ....................................................................................................... 4
A Filosofia da Linguagem ............................................................................................ 4
As Funções da Linguagem ........................................................................................... 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 6 INTRODUÇÃO
É o ramo da filosofia que estuda a essência da natureza dos fenômenos linguísticos. Uma das principais características da filosofia da linguagem é a maior diferença entre o ser humano e os outros seres que existem no mundo. Ela trata, de um ponto de vista filosófico, da natureza do significado linguístico, da referência, do uso da linguagem, do aprendizado da linguagem, da criatividade dos falantes, compreensão da linguagem, da interpretação, da tradução, de aspectos linguísticos do pensamento e da experiência. Trata também do estudo da sintaxe, da semântica, da pragmática e da referência.
A LINGUAGEM
CONCEITO E DEFINIÇÃO
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem.
Na linguagem do cotidiano, o homem faz uso da linguagem verbal e não-verbal para se comunicar. A linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.). Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não-verbal.
A linguagem corporal é um tipo de