Cap Filosofia A Linguagem
Nilson Araruna
TRABALHO DE GEOGRAFIA
MARÇO
2015
INTRODUÇÃO
Os filmes abordam temas como tempestades solares, super aquecimento do núcleo da terra, aumento da temperatura terrestre, derretimento das calotas polares, aquecimento global, deslocamento das placas tectônicas e exorbitante aumento do nível do mar; estes fenômenos naturais geraram grandes calamidades em toda a extensão mundial.
ANÁLISE DOS FILMES
No filme “2012” as várias tempestades de granizo, os terremotos e enchentes são causadas por erupções solares que super aqueceram o núcleo da terra, deste modo, ocasionaram o deslocamento das placas tectônicas, derretimento das geleiras, e extrema elevação do nível do mar; a NASA diz que o filme é um grande absurdo, e coloca “2012” como um dos piores filmes de ficção científica.
No filme “Um dia depois de amanhã” um dos principais acontecimentos foram ciclones porém, também ocorreram inundações, geadas e fortes quedas de temperatura mundial. Estes acontecimentos são justificados pela teoria do arrefecimento global, uma possível consequência do aquecimento. A tese do resfriamento da terra (arrefecimento) é muito defendida por alguns pesquisadores embora ainda não exista provas concretas da sua realidade. Porém ainda é uma teoria muito provável.
Uma outra teoria que também se relaciona com os filmes é a teoria de gaia, foi criada pelo cientista e ambientalista James Ephraim Lovelock, no ano de 1969, segundo ele o planeta é um imenso organismo vivo com a capacidade de auto sustentação; mantendo e/ou alterando suas condições ambientais.
CONCLUSÃO
Apesar de que no filme “2012” as catástrofes que acontecem tenham ocorrido, de forma espontânea (sem nenhuma ação do homem). No filme “Um Dia Depois De Amanhã” o quadro é diferente, cabendo grande parte da culpa as ações irresponsáveis do ser humano em relação a natureza.
Deste modo, é bem obvio que a sociedade necessita