Cap 7 - Habitação - livro "Introducción a la arquitectura"
1) O que é uma habitação?
Primeiro vamos começar falando que CASA é diferente de HABITAÇÃO.
Casa: é o termo genérico que recebe qualquer construção destinada à habitação humana.
Habitação: é a casa ou parte da casa em que se pode habitar, é o lugar para viver, aquele que podemos chamar de lar.
2) Propósito do arquiteto: a criação de lugares pra viver
Intervir na construção de casas, dominando os significados a ela associados.
A arquitetura das habitações não deve se reduzir à simples construção de casas com modelos que demanda o mercado imobiliário: paredes, teto, alguns cômodos e instalações. O que é realmente necessário, são lugares que permitam aos que ali moram formar um lar. O espaço deve ter um significado não só técnico, mas simbólico para os seus habitantes.
Outro caso importante é que nos últimos anos houve o ''boom'' da construção, onde as casas passam a ser menores, econômicas e a questão de conforto e bem-estar é deixada em segundo plano. O arquiteto não pode deixar isso acontecer, ele deve dar valor às famílias e fazer com que elas se identifiquem com o lugar onde vivem de acordo com o contexto sociocultural de seus usuários. Os arquitetos devem ter uma maior consideração com os aspectos significativos e figurativos da casa, levando em consideração ao interior exterior da construção. (a localização da casa é importante).
*Essa parte vai pro vídeo então não precisa falar: O caso de desabamentos que ocorreram em bairros humildes devido à degradação física de construções com vários andares gerou grande crítica à arquitetura moderna como a única culpável por essa degradação. Isso apenas gerou sensacionalismo midiático, enquanto as verdadeiras causas podem estar na conscientização da sociedade e na falta de investimentos, que geralmente acontecem só em propriedades privadas. Enfim, o arquiteto deve analisar os detalhes e os espaços públicos perto das habitações a serem construídas, pois isso pode influenciar na