Cap. 1 - origem e desenvolvimento da qvt
A qualidade de vida no trabalho abrange o conjunto das atuações de uma empresa que visam tornar o trabalho dos colaboradores menos penoso, ou seja, toda a ação adotada dentro ou fora da empresa que proporcione melhores condições de trabalho, além de promover saúde, segurança e motivação aos empregados. A implantação da QVT é feita a partir do momento em que a empresa relaciona-se com seu colaborador como um todo, investindo no desenvolvimento de pessoas com o intuito de manter o bem-estar do colaborador e obter maior produtividade.
Qualidade de Vida no Trabalho é o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnostico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho da empresa.
(FRANÇA, 1997 // Peguei no artigo de onde tiramos o trabalho)
1.2. Origem da Qualidade de Vida no Trabalho.
Com títulos diversificados e ideais ainda primitivos, a preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho está presente na história da humanidade desde suas premissas. Embora ela somente pôde ser reconhecida a partir do início do século XX, vale ressaltar que grandes figuras históricas como Euclides de Alexandria e Arquimedes influenciaram muitos trabalhadores e agricultores da época com suas teorias, como Por exemplo os Princípios da Geometria e a Lei das Alavancas, que em paralelo com os conceitos atuais, foram sugeridos para facilitar o trabalho, diminuir os esforços e trazer satisfação aos trabalhadores.
Historicamente exemplificando, os ensinamentos de Euclides (300