dfsgs
Valorização de pessoas: benefícios e qualidade de vida no trabalho
Nesta unidade de estudo, definiremos o conceito de benefícios sociais como uma das formas de valorização de pessoas e os tipos de benefícios sociais oferecidos pelas empresas. Também apresentaremos as características de um programa de Qualidade de Vida no Trabalho e iremos situá-los como uma das estratégias adotadas pelas empresas para retenção de pessoas e obtenção de vantagem competitiva.
8.1
Valorização de pessoas: benefícios Gestão de Pessoas
264
Conceito de Benefícios Sociais
Uma das formas de remunerar pessoas é oferecer-lhes benefícios e serviços que, caso não fossem concedidos pela empresa, teriam que ser adquiridos no mercado com o salário recebido, ou seja, a pessoa teria que “desembolsar” o dinheiro.
Benefícios consistem de um conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários. A soma do salário e benefícios compõe a remuneração do colaborador. Os benefícios incluem variedade de vantagens oferecidas pelas empresas.
A depender de sua política, porte e condições financeiras podem incluir convênio médico, seguro de vida, alimentação, transporte, planos de aposentadoria, automóvel, etc.
“Benefícios representam a compensação financeira indireta através de recompensas e serviços proporcionados pela organização, além dos salários, como: pagamentos legalmente impostos pela Previdência Social, seguros, planos de aposentadoria, pagamento por tempo não trabalhado, pagamento de bônus baseados no desempenho e os
custos de serviços relacionados com alimentação, transporte etc.“ (IVANCEVICH, 1995, apud CHIAVENATO,
2008: 340)
cionados à Responsabilidade Social da empresa, sendo a origem e o seu desenvolvimento atribuídos à:
▪▪ Competição entre as empresas ao disputar a captação e manutenção dos talentos na empresa.
Em épocas anteriores, quando a procura por profissionais era grande, atrair pessoas e