Cap 02 Resumo Montoya
A fonteira de possibilidades descreve o limite até o qual é possível produzir e proporciona uma maneira prática de pensar sobre o conceito de trade-off e ilustrá-lo.
A fronteira de possibilidades de produção (FPP) é a fronteira entre as combinações de bens e serviços que podem ser produzidas e as que não podem. Para ilustrá-la, podemos nos focar em dois bens em um determinado momento e manter constantes as quantidades produzidas de outros bens e serviços (ceteris paribus, com exceção dos dois bens em produção).
Ela nos mostra os limites de produção desses dois bens, considerando os recursos totais para produzí-los. Ela ilustra a escassez, pois não é possível alcançar os pontos fora da fronteira (necessidades que não podem ser satisfeitas). É possível produzir dentro da FPP e sobre a FPP, esses pontos são alcançáveis.
Eficiência Produtiva
Atingimos a eficiência produtiva quando não se consegue produzir uma quantidade maior de um bem sem produzir uma quantidade menor do outro. Quando a produção é eficiente, estamos em um ponto sobre a FPP. Se estamos em um ponto dentro da FPP, a produção é ineficiente, porque temos alguns não utilizados ou mal alocados (ou ambos).
Recursos não utilizados: estão ociosos, mas poderiam estar em funcionamento.
Recursos mal alocados: quando são alocados para tarefas para as quais a correspondência não é ideal.
Ao se produzir em um ponto dentro da FPP, é possível utilizar nosso recursos de maneira mais eficiente para produzir mais de bem X e de bem Y. Porém, ao produzirmos em um ponto sobre a FPP, só é possível produzir mais do bem X, se produzirmos uma quantidade menor do bem Y.
Custo de Oportunidade
O custo de oportunidade de uma ação é a alternativa de maior valor da qual abrimos mão. A FPP nos ajuda a entender o conceito de custo de oportunidade e nos permite calculá-lo. Ao longo da FPP, existem apenas dois bens, onde abdicamos de um para produzir mais de outro. O custo de oportunidade de