CANTOS NA SALA DE AULA
Proporciona às crianças momentos de construção do saber, a leitura nessa etapa sugere de forma prazerosa, possibilitando às crianças o desenvolvimento de vários fatores como: imaginação, emoções, sentimentos, ampliação contínua do vocabulário além de lhe permitir entrar em um universo que ela irá se apropriando aos poucos: o universo letrado.
Cantinho do Brinquedo
Os brinquedos são os objetos que mais marcam a nossa infância, e para as crianças, tudo o que se enquadra com diversão inclui esse tipo de brincadeira. As crianças estão passando por um período de aprendizagem onde tudo deve ser feito de forma correta, para que ela não aprenda coisas erradas, por isso nada melhor do que dar a elas um canto especifico, para que a criatividade seja trabalhada e ela possa crescer com diversão.
Cantinho do Faz-de-conta
Quando brinca, a criança tem um comportamento que vai além ao de sua faixa etária, porque ela representa um papel. Se ela brinca que é a professora, por exemplo, ela imita suas falas e seu comportamento e chega a orientar os colegas como se fosse de fato a personagem. Assim, ela experimenta agir como um adulto. O mais interessante é que ela está ciente de que aquilo é faz de conta
Cantinho das Descobertas
Este é um dos cantos preferidos das crianças, livremente sem nenhuma obrigação brincam pintando, desenhando soltando sua imaginação e criatividade. Privilegia o exercício da autonomia infantil. A Criança aprende a escolher e tomar decisões, responsabilizando-se por suas ações.
"O espaço físico isolado do ambiente só existe na cabeça dos adultos para medi-lo , para vendê-lo, para guardá-lo. Para a criança, existe o espaço-alegria, o espaço-medo, o espaço-proteção, o espaço-mistério, o espaço-descoberta, enfim, os espaços de liberdade ou de opressão".
(LIMA, 1989,p.30)