Cantigas de roda
Objetivo geral:
Resgatar o folclore infantil brasileiro despertando o gosto pelas cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou seja, cantada de geração em geração para que a criança possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
Objetivos Específicos:
• Resgatar as cantigas de roda mais antiga.
• Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
• Analisar as cantigas de roda.
• Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
Metodologia:
Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda e brincadeiras.
Cantar e dançar as cantigas com coreografia no pátio da escola.
Trabalhar com os grupos de alunos as cantigas e as brincadeiras.
Analisar as cantigas de roda através dos cartazes com a letra da música.
Desenvolvimento do trabalho:
1º passo- Conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto: Questionar as crianças sobre o que sabem com relação às cantigas de roda, registrando as primeiras hipóteses.
2º passo- Apresentar ao grupo algumas das cantigas que serão trabalhadas: Ouvir CD ou DVD com cantigas de roda; Elaborar uma lista das cantigas que mais chamou a atenção; Fazer a leitura de cartazes com a letra da cantiga de roda.
3º passo- Conhecer a cantiga: “Atirei o pau no gato”, bem como suas características. Cantar e registrar a cantiga; Representar em sala esta cantiga; Conhecer a versão “politicamente correta” desta cantiga; Conversar sobre os cuidados com os animais.
Duração:
A duração prevista para este trabalho é de 3 dias.
Recursos:
• CD’S e DVD’S de cantigas;
• Livros de histórias;
• Outros materiais que forem coletados;
Avaliação:
A avaliação deve ser entendida como um meio de se obter informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento integral do aluno. Ocorrerá durante todo o processo a partir da observação direta das atitudes e participação das crianças nas