Cantigas de Roda
Cantigas de Roda
INTRODUÇÃO
Como cantigas de roda são canções utilizadas em brincadeiras, e a roda encontra-se entre as brincadeiras mais difundidas, brincar de roda é uma forma de recreação para seres humanos, sejam eles crianças ou adultos.
As cantigas são formas de expressar necessidades cognitivas, afetivas e sociais próprias dos homens, portanto podemos levar nossos alunos a senti-las, valorizá-las e estudá-las como formas de expressão legítima da cultura popular.
Através das cantigas, além de soltar a voz para cantar e, com isso, combater a inibição, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida, é possível resgatar valores como o respeito á pluralidade cultural. As cantigas representam oportunidade de ampliar o universo cultural dos alunos e levá-los a apreciar a música brasileira, folclórica e popular. E isso repercute na formação do gosto musical.
Atividades com o gênero cantiga favorecem a percepção do sistema de sons, ou seja, desenvolvem a consciência fonológica através da percepção da expressividade dos fonemas e, também contribuem para que o individuo perceba efeitos como ritmo, intensidade, altura, timbre da voz...., além disso, oportunizam a interação entre os colegas e com o professor.
E assim, como fazer ao utilizar-se de cantigas de roda na sala de aula para a construção social de nossos alunos?
JUSTIFICATIVA
As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local. Através dela dá-se a conhecer costumes cotidianos das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas, outras coisas. O folclore de determinado local vai sendo construído aos poucos através não só de cantigas de roda, mas também de historias populares contadas oralmente, cantigas de ninar, lendas, etc.( WWW.infoescola.com\folclore\cantigas-de-roda\)
As cantigas folclóricas tornam-se comum de uma geração a outra um repertório musical que,