Canteiro de Obras
Engenharia Civil
Introdução à Engenharia Civil
Canteiro de Obras
Clara Rogéria Pereira de Sousa
Professor: Daniel Rodrigues Rezende Neves
23/03/2015
Canteiros de Obras O canteiro de obras pode ser definido como a área destinada à execução das atividades do ambiente da obra e instalação das ferramentas e equipamentos, que são de uso indispensável para realização dessas atividades. Segundo a NR- 18 (1996), canteiro de obras é a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. De acordo com a NB-1367 (1991), o canteiro de obras se destinada à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.
Quanto à definição do tamanho das instalações de um canteiro, esse dependerá do tamanho e da localização do projeto que deverá ser realizado, e quando bem projetado o canteiro, é possível gerar impactos significativos nos custos e duração da obra. É necessário para instalação do canteiro: definir o escopo da construção; realizar análise do empreendimento – os objetivos do proprietário e as particularidades a serem observadas; desenvolver o Plano de Execução da Construção; definir, estruturar o método de execução da obra e estabelecer fluxograma de materiais; estruturar os processos de construção, e ordenar as fases de execução da obra; detalhar as fases, e definir como serão executadas; projetar as instalações, da “fábrica” e as operacionais auxiliares; estabelecer cronograma de execução da obra; definir as equipes de construção e estruturar o seu comando; estabelecer princípios – os de gerenciamento – e de controle de seu andamento.
Quanto à organização do canteiro, cada tipo de canteiro de obras corresponde uma forma de organização do mesmo, já que existem diferentes formas de transporte e movimentação de materiais e operários, diversos tipos de equipamentos, localização das instalações do canteiro entre outros. A