romantismo e naturalismo
Predomínio da fantasia, da imaginação, temas cristãos e nacionais, religiosidade e nacionalismo, expressão de valores relativos, liberdade criadora valorização da arte popular, valorização da paixão, sentimentalismo, emoção... Contudo, a busca de autores como Gonçalves Dias e José de Alencar de "abrasileirar" a língua portuguesa. Também merecem destaque o Indianismo (que ganhou forma através da prosa romântica e da poesia do Romantismo) e o regionalismo, expressões tipicamente brasileiras do nacionalismo romântico. Com o Romantismo tem início da prosa de ficção brasileira.
Características do Naturalismo no Brasil
A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo);
Exemplo: nas artes plasticas os pintores enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pintavam aquilo que observavam.
Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas... Ainda na literatura, a linguagem é coloquial.
Características do Romantismo na Europa
A primeira geração do Romantismo é marcada pelas características principais do movimento: subjetivismo, sonhos, emoções, exagero, amor inatingível, etc.
Alguns anos depois, veio a segunda geração, que apresentava aspectos mais exagerados; oultrarromantismo, que focava a tristeza, depressão, decepções amorosas e morte.
A terceira geração denunciava os males e injustiças sociais, além de ser muito mais racional.
Características do Naturalismo na Europa
A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências. Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público.
Características do Romantismo em Portugal
Em Portugal, podemos considerar a existência de duas gerações