Canteiro de Obras
Objetivo 1
Considerações Gerais 1
Legislação, Normas Técnicas e Responsabilidades 1
Aspectos da Obra 2
Impacto da Obra 2
Gestão no Canteiro de Obras 2
Canteiro sustentável 2
Especificações técnicas dos dispositivos e acessórios 3
Recursos hídricos 4
Metodologias construtivas 5
Recursos energéticos 5
Conclusão 6
Objetivo
Este conteúdo tem por finalidade descrever as características básicas e considerações específicas que compõem um canteiro de obras.
Considerações Gerais
Para dar inicio a uma obra é necessária uma boa organização dos canteiros, isso gera segurança e uma boa estrutura do trabalho.
Um canteiro de obras mal estruturado é um espaço propício para acidentes, mas isso pode ser evitado se seguirmos uma lista de precauções.
Um bom planejamento do canteiro de obras é fundamental para o bom desenvolvimento da construção, tanto nos quesitos de prazo como no quesito de custo.
O planejamento do canteiro de obras envolve, na etapa inicial, as instalações provisórias como a área administrativa, sala de reuniões o escritório da obra, sala de engenharia como a área dos funcionários da obra, que seriam os refeitórios, os banheiros, os vestiários, dando condições de segurança e de respeito entre eles, para criarem um bom convívio e oferecer uma boa qualidade de vida para os funcionários.
Legislação, Normas Técnicas e Responsabilidades
Há um conjunto de leis e políticas públicas, além de normas técnicas fundamentais na gestão dos resíduos da construção civil, contribuindo para minimizar os impactos ambientais.
Políticas Públicas
Resolução CONAMA nº 307 – Gestão dos Resíduos da Construção Civil, de 5 de julho de 2002
PBPQ-H – Programa Brasileiro da Produtividade e Qualidade do Habitat
Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SP – Resolução SMA nº 41, de 17 de outubro de 2002
Lei Federal nº 9605, dos Crimes