mulçumanos
QUI, 25 DE MARÇO DE 2010 09:59
A Nigéria fica na África, no Golfo da Guiné, tem como capital Abuja, mas sua cidade mais conhecida é Lagos. O país tem 36 estados, e a maioria dos habitantes se diz cristão. Eles chegam a mais de 47% da população contra 42% de muçulmanos e 10,5% de outras religiões locais.
No entanto, a Nigéria é um dos países onde os evangélicos, constantemente, são vítimas de ataques religiosos, principalmente de seguidores do islamismo.
Uma seita islâmica que se opõe à educação ocidental no norte da Nigéria, assassinou pelo menos 12 cristãos, incluindo três pastores, e deixou centenas de outros mortos em um ataque para impor uma versão estrita da lei islâmica no país. Membros da seita Boko Haram também atacaram a polícia e prédios do governo.
Manifestantes furiosos queimaram 20 igrejas antes que os policiais matassem o líder radical Mohammed Yusuf. A polícia diz que Yusuf foi morto enquanto tentava escapar. No entanto, os comentários são de que ele foi executado após ser preso em seu esconderijo. A violência começou na metade de 2009, quando membros da seita atacaram uma delegacia de polícia no estado de Bauchi, o que desencadeou uma tempestade de violência que se espalhou por várias outras cidades.
Entre os mortos estavam Sabo Yakubu, pastor da Igreja de Cristo na Nigéria, o reverendo Sylvester Akpan, da Missão Evangélica Nacional e o reverendo George Orji, da Igreja Internacional Boas Novas de Cristo.
Igrejas foram queimadas em Borno inclusive cinco da Igreja de Cristo na Nigéria, duas católicas, duas Deeper Life Church, dois edifícios da Igreja dos Irmãos na Nigéria, e outros da Igreja Evangélica Missionária Nacional, Celestial Igreja de Cristo, Igreja Apostólica, Ministério Escolhidos do Senhor Renovação Carismática, Assembléia de Deus, Igreja Cristã da Redenção de Deus, Cristo para Todas as Nações, Igreja Batista e Igreja