Tempos Modernos
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO – UEMANET
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROFESSOR: ANTÔNIA MÁRCIA
ATIVIDADE 01
"Como a evolução do trabalho levou as pessoas à execução mecânica de seus afazeres e ao desconhecimento do que fazer com o tempo livre"
O trabalho pode constituir um processo de humanização ou de desumanização. Em sua função humanizadora, o trabalho se caracteriza por uma atividade, por meio da qual o homem transcende a si mesmo, transforma a natureza, produz cultura e estabelece relações sociais saudáveis. Em sua função desumanizadora, o trabalho se reduz a um ato de satisfação das necessidades biológicas e econômicas, convertendo-se numa atividade mecânica e alienante. O trabalho desumaniza quando perde as referências valorativas e se transforma num meio de exploração do homem. A forma como trabalhamos expressa o que pensamos de nós mesmos, dos outros e do mundo. A forma como o trabalho é organizado expressa os valores da sociedade a que pertencemos.
Por ser vital a vida do ser humano é que o trabalho deve ser uma ação humanizada exercida num contexto social, que sofre influências oriundas de distintas fontes, o que resultaria numa ação recíproca entre o trabalhador e os meios de produção. Além disso, o trabalho deve ser sobretudo, fonte de prazer e satisfação e deve está relacionado com as expectativas de progresso e desenvolvimento pessoal.
O filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin, ressalta que seu objeto central não é apenas a tecnologia engolindo o homem, mas é fundamentalmente sobre a alienação do ser humano perante este novo mundo industrializado. E o personagem (Charlie Chaplin), apesar das dificuldades que teve ao lidar com a modernidade, após vencer barreiras, soube agir com conhecimento e deixou todas as mazelas da ignorância de lado. Ele parece saber de modo extremamente autêntico que a vida moderna, é uma ilusão: felicidade,