A camada de apresentação
Técnico em Redes integrado ao Ensino Médio
TRABALHO DE PROJETO DE REDES:
CAMADA DE APRESENTAÇÃO
Déborah Lopes
Felipe Rodrigues
Ingrid Silva
Jaqueline Gonçalves Freitas
Lauandecy Maria Domingas Costa de Morais
Araguatins- TO
2014
Déborah Lopes
Felipe Rodrigues
Ingrid Silva
Jaqueline Gonçalves Freitas
Lauandecy Maria Domingas Costa de Morais
TRABALHO DE PROJETO DE REDES:
CAMADA DE APRESENTAÇÃO
Trabalho sobre a camada de apresentação, sob a orientação do professor Charles Miranda, em sua respectiva disciplina de Projeto de Redes do curso de Técnico em Redes integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Araguatins.
Araguatins- TO
2014
Introdução
Para que haja comunicação entre máquinas pertencentes a uma mesma rede é necessário que o conjunto dos componentes dos dispositivos funcione de forma sincronizada e colaborativa. Os sistemas devem “entender” um ao outro e para isso é necessário que softwares e hardwares (mesmo tendo sido produzidos por empresas diferentes e com objetivos e prioridades distintos) passem por várias conversões. A preocupação passou a ser, não como enviar os dados, mas como eles seriam recebidos e posteriormente traduzidos.
Para que essa interação se tornasse possível, foi necessário desenvolver uma arquitetura de redes, ou seja, uma estrutura lógica e formal que especifica como os componentes devem realizar a comunicação na rede. São ditados os procedimentos para que os dispositivos “saibam” o que fazer.
Foram desenvolvidas várias arquiteturas com o objetivo de resolver esses problemas de compatibilidade, entre elas o Modelo OSI (feito pela ISO), a SNA (feita pela IBM) e o Modelo TCP/IP. Os mais conhecidos são o modelo OSI (por sua complexidade) e o TCP/IP (por ser mais simples e de certa forma, completo). Os mesmos são formados pela colaboração de várias camadas