Cantador
A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos da humanidade e não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária. Seu surgimento é devido à necessidade prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, dentre outros benefícios, conhecer, controlar, medir os resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, poder fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Para conseguir estes resultados o gestor passou a criar rudimentos de escrituração que viessem a atender a tais necessidades.
Uma tira bastante interessante dos procedimentos mais rudimentares para controlar seus bens, está relacionada aos pastores que acumulavam pedras que correspondiam ao numero de animais que possuíam. Tomemos como exemplo um pastor de ovelhas, onde toda manhã quando elas saiam para pastar, ele ia colocando num buraco ou local seguro uma pedra correspondente a cada ovelha que saía e quando voltavam da pastagem, ele retirava as pedrinhas uma a uma para corresponder a cada animal que retornasse.
Se sobrasse alguma pedra, é porque tinha faltado ovelha e ele então voltava para procurar.
Este método também serviria para verificar a quantidade de animais, em relação ao aumento por novas crias.
2. ESTUDO E CONTROLE DO PATRIMÔNIO
2.1. Estudo e Controle do Patrimônio
A Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo e controle do Patrimônio das Entidades Administrativas.
Ela cumpre sua função mediante o registro e demonstração expositiva, bem como a interpretação dos fatos nela ocorridos. “Contabilidade é a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio e as mutações que nele operam os atos e fatos administrativos, demonstrando no final de cada exercício social o resultado obtido e a situação econômico- financeira da entidade”.
Conforme a doutrina oficial brasileira - organizada pelo Conselho